Vale do Piancó

MPE envia recomendação para prefeitos do Vale do Piancó dando prazo para exonerarem familiares de cargos

Publicada em 03/10/17 as 19:03h por BoaVenturaOnline - 305 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Ilustrativa  (Foto: reprodução/internet )
A recomendação nº 013/2017 encaminhada pelo promotor Dr. Reynaldo Di Lorenzo Serpa Filho a todos os prefeitos e presidentes de Câmara Municipais desta Comarca (Itaporanga, Boa Ventura, Diamante, Pedra Branca, Curral Velho, São José de Caiana e Serra Grande), para que procedam no prazo de cinco dias à exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados, principalmente secretários municipais, funções de confiança ou de funções gratificadas que não possuam a qualificação técnica necessária e nem experiência na respectiva área e que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha direta ou colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau, com o prefeito(a), o vice-prefeito(a), outros secretários(as) municipais, o presidente da Câmara e os vereadores.

Destaca-se que a inobservância da presente recomendação acarretará a adoção de todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis pelo Ministério Público Estadual (MPE), inclusive, o ajuizamento da pertinente Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, nos termos do Art. 11 da Lei n° 8429/1992, conforme apurou o Portal BoaVenturaOnline.

A recomendação é autoexplicativa, principalmente a parte final, nela o órgão cita vários julgados, incluindo uma recente decisão do STF para coibir a pratica de nepotismo.

O MPE ainda explica que ocorre a prática do nepotismo cruzado quando tal contratação envolve vínculos de parentesco do agente nomeado com agentes públicos e políticos de qualquer outro dos poderes no âmbito local, ou seja, em caráter de reciprocidade.

>> Clique AQUI para baixar a recomendação na íntegra em PDF. 



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (83) 98829-3612

Copyright (c) 2017 - BoaVenturaOnline - O melhor portal de notícias do Vale do Piancó!